Let´s go to the Oscars

Ficção invadida pelo documentário, seria a história de um pai, a filha e o primo dela, músicos de uma banda de música popular a tocar pelas aldeias do Portugal profundo, em que imigrantes regressados à terra se cruzam com populares, entre festa e baile, cerveja, jogos e caçadas, durante o quente mês de Agosto.
Acordei hoje com a notícia de que o filme português Aquele Querido Mês de Agosto poderá vir a ser nomeado para os Oscars.
Fui ver o filme precisamente no mês de Agosto e gostei muito da interacção criada pelo realizador Miguel Gomes entre a ficção e a realidade. É o país profundo que no meio rural vive no mês de Agosto a euforia do reencontro entre os que partiram em busca de uma vida melhor e os que ficaram para trás agarrados à terra. Protagonizado (quase na íntegra) por actores amadores, o filme conta todos os passos que foram dados nessa escolha mas também dá a palavra às pessoas reais que serviram de inspiração (curioso que muitas vezes o real parece a ficção mas não, é mesmo real).
Um pouco longo, 150 minutos, vale no entanto o tempo aplicado.
Agora é torcer para que possamos ver o Miguel Gomes e os actores improvisados a pisar a passadeira vermelha!
2 comments:
Gostava de ver esse filme. Beijinhos
Dica de leitura...Textos ácidos e sarcásticos, pra quem quer ficar por dentro dos assuntos políticos e acontecimentos atuais de forma leve.
www.mosaicodelama.blogspot.com
Boa leitura!
Post a Comment