Monday, September 25, 2006

Leituras XI: A Sombra do Vento...




A minha segunda leitura nas férias foi este fantástico, sim, fantástico livro de Carlos Ruis Zafon.

É um mistério literário que tendo como cenário a Barcelona ensombrada pela Guerra Civil Espanhola e pela 2ª Guerra Mundial, nos leva a mergulhar de cabeça nas várias histórias de amor, de encontros e desencontros, nas palavras do personagem central:Daniel Sempere.


Uma história que começa numa manhã de 1945, quando o pai o leva a descobrir o Cemitério dos Livros Esquecidos. Aí, de entre os milhares de livros guardados, esquecidos nas estantes, Daniel vai escolher ler aquele que irá mudar para sempre a sua vida: A Sombra do Vento mas esse, de Julian Cazar.

É um livro sobre um livro. Um daqueles que não conseguimos fechar, esquecer.

Não escrevo mais porque acho que seria uma crueldade para quem o quiser ler. Deixo só uma breve passagem:

Bea diz que a arte de ler está a morrer muito lentamente, que é um ritual íntimo, que um livro é um espelho e que só podemos encontrar nele o que já temos dentro, que ao ler aplicamos a mente e a alma, e que estes são bens cada dia mais escassos.

2 comments:

Anonymous said...

Ando a ler a versão inglesa :)
CM XX

Anonymous said...

Deparei-me com este livro nas férias de Verão de 2005, numa estante da Fnac em Barcelona.
Como adoro ler, achei que nada mais ideal do que comprar um livro de um autor da terra onde me encontrava(sendo que tive que o comprar na versão inglesa, pois o meu espanhol é fraco).
Desde a primeira página que fiquei completamente agarrada ao mesmo, ao seu ambiente, às suas personagens, transportando-me para um mundo novo.
Adorei desde o incio até à última página!
E ainda hoje sinto saudades dele..
Entendo que é um dos melhores livros escritos actualmente.