Tuesday, October 31, 2006

E oficial...

....A estrelinha do bom tempo que me tem acompanhado nas minhas ultimas viagens, resolveu abandonar-me.
Apesar da temperatura ter subido - estao agora 6 graus - a chuva tambem resolveu aparecer o que estraga o sightseing todo näo ë?....
Ah, e nao esquecer que andei a carregar no meu kit a maquina fotografia que resolveu ficar - literalmente - cega. Portanto esta ficara para a historia como a minha primeira viagem sem fotografias....

Friday, October 27, 2006

Tan, tan ran tan, tan ta ran.....

Aqui vou eu à aventura, qual guerreira destemida, a viajar sozinha com o meu kit viagem para país nórdico, frio como o raio e sob tromba d´água - é um kit muito completo que inclui um trolley e uma mochila recheados de objectos completamente indispensáveis.



Um deles, claro, é a máquina fotográfica. Espero conseguir bons locais que sirvam de tripé ou terei que repetir o sucesso destas imagens: 4 tentativas de me apanharem com a Estátua da Liberdade ao fundo.
(o título, claro que perceberam, é para ser lido ao som da música do Indiana Jones....tan tan ran tan, tan ta ran....tan tan ran tan, tan ta ran ran ran....)

Wednesday, October 25, 2006

Socorro, socorro...

De manhã, trânsito infernal, depois de uma noite mal dormida, ao colocar numa estação de rádio com música mais animada numa desesperada tentativa para despertar, ouço expressões como "biletes à venda", "mau tempo na ila" e "acidente ao quilomatro 14"....
Porquê?

Tuesday, October 24, 2006

Procura-se: Inventor


Procura-se inventor capaz de criar a varinha de condão com o poder de andar com o tempo para a frente ou para trás, consoante a necessidade. Agradece-se resposta a este anúncio para a caixa de comentários deste post.

Sunday, October 22, 2006

Kit felicidade, alguém sabe onde vendem?

Que a vida dá muitas voltas, já todos sabemos, até aqui nada de novo. Mas porque é que às vezes tem que ser, para além de imprevisível, traiçoeira? Porque acontece muitas vezes fazermos planos, contarmos com o ovo no cu da galinha, para depois, do nada, puuuf....como que por magia, tudo desaparecer. E aí, os planos, hum?
Dei comigo a pensar nisto esta tarde, à conta dos planos de vida futura de uma amiga minha. E depois, nem de propósito, li uma entrevista numa daquelas revistas dos semanários - que cada vez mais se vendem ao light do social - em que uma jovem e bonita rapariga assumia que tinha objectivos de vida mas que não fazia planos para a melhor forma de os atingir. Uma espécie de Quando lá chegarmos logo se vê. Confesso que sinto alguma atracção por esta filosofia quanto mais não seja porque sempre me disseram que penso demais...Entao, matutei enquanto lia a revista num sentimento que misturava vontade de pensar menos com atingir objectivos de vida e cheguei à conclusão de que mesmo me parecendo utópico me parece também ter potencial para ser uma fórmula vencedora.
Sempre que leio estas entrevistas e fico com uma ponta de inveja por vidas tão "perfeitas" lembro-me da M. que, habituada a esse meio, sempre que vislumbrava este meu sentimento a despontar bradava com um: "Esses? Nem se falam" ou "Apaixonados e felizes? Deixa-me rir, ele anda com a da caracterização e ela anda metida com o operador". E eu franzia o sobrolho e pensava: Mas parecem tão felizes....
Qual coincidência, num outro título com o qual me esbarrei, uma outra figura da TV nacional fazia capa com Quando tiver 30 anos quero estar casada e com filhos. Ri-me. Quando temos 16 achamos que somos imortais; Quando temos 20 achamos que para chegar aos 30 falta uma eternidade e que nessa altura a nossa vida estará completamente suportada em bases sólidas que consistirao num casamento feliz, filhos, uma casa e carro na garagem. Como se este kit estivesse à venda na prateleira entre a Vogue e o Gin.

Friday, October 20, 2006

Os heróis também se sentem assim....


Corto Maltese o herói, destemido marinheiro criado por Hugo Pratt.

Wednesday, October 18, 2006

Procurar a felicidade...


No próximo dia 26 estreia um filme sobre a vida e obra de Vinicius de Moraes. Morreu a 9 de Junho de 1980 acompanhado pela sua última mulher, a 9ª. Viveu sempre em busca do amor e da felicidade eterna...


A felicidade

Tristeza não tem fim
Felicidade sim
A felicidade é como a gota
De orvalho numa pétala de flor
Brilha tranqüila
Depois de leve oscila
E cai como uma lágrima de amor
A felicidade do pobre parece
A grande ilusão do carnaval
A gente trabalha o ano inteiro
Por um momento de sonho
Pra fazer a fantasia
De rei ou de pirata ou jardineira
Pra tudo se acabar na quarta-feira
Tristeza não tem fim
Felicidade sim
A felicidade é como a pluma
Que o vento vai levando pelo ar
Voa tão leve
Mas tem a vida breve
Precisa que haja vento sem parar
A minha felicidade está sonhando
Nos olhos da minha namorada
É como esta noite, passando, passando
Em busca da madrugada
Falem baixo, por favor
Pra que ela acorde alegre com o dia
Oferecendo beijos de amor

Há dias assim II...

...em que nem aquilo que nos faz sempre sair de casa, nos dá ânimo para levantar do sofá...

Sunday, October 15, 2006

A história repete-se...

...mas desta vez em vez de ser com os neuhaus, é com os biscoitos de gengibre da Fábrica Santo António....

Friday, October 13, 2006

Finalmente alguém explica!


As dúvidas sobre a língua portuguesa são muitas - afinal é uma língua muito traiçoeira - mas algumas têm já explicação aqui . E fiquei muito satisfeita por, finalmente, ver uma justificação para esta questão.

Thursday, October 12, 2006

E não é que é mesmo?...


"Later that day I got to thinking about relationships. There are those that open you up to something new and exotic, those that are old and familiar, those that bring up lots of questions, those that bring you somewhere unexpected, those that bring you far from where you started, and those that bring you back. But the most exciting, challenging and significant relationship of all is the one you have with yourself. And if you can find someone to love the you you love, well, that's just fabulous "

Porque votar é um dever cívico de todos nós...

...Não deixem de dar a vossa opinião sobre o visual do treinador do sporting. Agora como é que esta blogosfera se lembra destas coisas....?

Wednesday, October 11, 2006

Sem ti e a tua nudez

(Há horas em que sem ti e a tua nudez
as lágrimas são como um temporal
furando a negra pedra dos montes
Como um rio que galga as margens
e tudo e todos arrasta
Ou uma casa abandonada de tão queimada
que nem os mendigos se atrevem a trespassar
por nela só haver lugar para o temporal)


Sem ti e a tua nudez

(Outras horas há em que as palavras são
todos os loucos do Mundo e suas gargalhadas de séculos
concentradas nas feridas paredes dos hospícios)

Sem ti e a tua nudez

(entre as horas que sou tudo isto e mais aquilo
a carne inquieta-me apodrece e perco a coragem
de estar vivo por me sentir sempre demasiado vestido)

Emanuel Bento

Sunday, October 08, 2006

E lá vão 3....


Ok. Vais e acordas num Domingo de manhã, tomas um pequeno almoço saudável e segues para a ginástica onde suas o vinho e a sobremesa do jantar da noite anterior. Depois passas o dia numa base saudável de alimentação que coroas com um jantar de filete de espada e esparregado.

Sentas-te confortavelmente no sofá à espera que comece o último episódio desta série de Os Homens do Presidente e ao ires buscar a água ao frigorífico (depois de teres bebido mais de 1,5L mesmo sem sede) reparas, pela 1287738748753 vez, naquela caixinha de Nuehaus cheinha a abarrotar, dos melhores chocolates, directamente de Bruxelas. E nem pensas 2 vezes, porque ver este episódio sem um docinho, não é a mesma coisa.
E lá vão 3....
(E depois, tentas tanto distanciar-te deste personagem insano que escreves o texto na 2ª pessoa)

Bimbo! Com muito gosto??

Hoje, Domingo, depois de orgulhosamente passear a Eva e de conseguir a muito custo voltar a pô-la no carro, cruzei-me, já em andamento, com um daqueles carros que parece que se multiplicam aos fins de semana, com os apetrechos pendurados no retrovisor, ou os cãezinhos a pilhas, apoiados em almofadas na parte de trás bem juntinho ao vidro.
A minha questão é muito simples: PORQUÊ?

Friday, October 06, 2006

3,2,1...e apago


Não sei qual das duas, ou se as duas, picas que hoje levei, trazia o virus da mosca tsé-tsé...mas alguma trazia, com certeza.

Onde isto já vai...

"Greenpeace diz que Bush faz mais que Barroso pela defesa do fundo do mar "
in Jornal Público, edição de hoje.

Wednesday, October 04, 2006

Avisem o continente americano de que vai mais uma ilha a caminho...

É a única conclusão que tiro das live images que a netmadeira dá da ilha do Porto Santo...São 22h52 e acabei de ver a webcam da netmadeira para o Porto Santo: céu limpo, azul, clarinho, clarinho....
A conclusão só pode ser uma: Por esta altura o Porto Santo deve andar ali pela costa do Rio de Janeiro e a descer....

Tuesday, October 03, 2006

Mais uma pocinha...


À beira do desespero... cá por casa andamos em novas aprendizagens!! O Martim tem problemas de pontaria porque erra sempre o bacio!! Comprei um bacio girissimo que continua "virgem"... por outro lado, daqui a uns dias andamos de botas de água de tantas poças que surgem no resto da casa!! Adoráveis criancinhas... quando ele tiver 15 anos e disser "posso saír à noite?", "fazer um piercing", "ter uma mota?" apanha com o bacio na cabeça...

Suspeito que o dia não vai acabar bem quando...

...para começar, o dia não começa bem. Quando demoro 45 minutos no meio do trânsito para chegar a um ginásio onde pago uma fortuna por mês, para constatar que não há um único aparelho disponível para eu poder exercitar o corpo e, o que mais precisava, a mente. E quando, no regresso a casa a pensar, Pelo menos tenho o meu sofá, consigo a proeza de riscar o carro no portão de casa. Que por acaso não mudou de cor, nem de sitio, nem de tamanha.
Dispenso mais surpresas por hoje.

Descobertas em cadeia II...

1º As livrarias na Madeira são ainda menos do que eu calculava (Bertrands, Esperança, Julber, Nobel. Alguém, por favor me consegue dizer mais alguma?);
2º Nas livrarias da Madeira, não existe uma pessoa capaz de soletrar correctamente o nome de Winston Churchill, para não falar nos que o desconhecem totalmente;
3º Não há uma livraria na Madeira que tenha a Biografia deste senhor;
4º Nem as Bertrands que estão em maioria, e que são a editora do dito livro, conseguem pô-lo cá em menos de 2 semanas;
5º Começo a desconfiar que vivo no fim do mundo;
6º Ganho a certeza de que vivo no fim do mundo;

Monday, October 02, 2006

Sorry... mas ando fechada para balanço... interno...


Pois... agora já sabem qual o segredo... 8 semanas, 15 milimetros (o bebé da imagem está sem dúvida muito crescido para a idade), quase sem caber na roupa, enjoada e cheia de sono... um dia destes regresso, quando acabar este período de hibernação e preguiça... é que apesar de sermos dois, temos muito trabalho cá dentro, logo, andamos com pouco tempo para computadores... acordem-nos quando chegar a Primavera!!

Sunday, October 01, 2006

Glosa à chegada do Outono

O corpo não espera. Não. Por nós
ou pelo amor. Este pousar de mãos,
tão reticente e que interroga a sós
a tépida secura acetinada,
a que palpita por adivinhada
em solitários movimento vãos;
esse pousar em que não estamos nós,
mas uma sede, uma memória, tudo
o que sabemos de tocar desnudo
o corpo que não espera; este pousar
que não conhece, nada vê, nem nada
ousa temer no seu temor agudo...
Tem tanta pressa o corpo! E já passou,
quando um de nós ou quando o amor chegou.
Jorge de Sena, in 366 Poemas que Falam de Amor

Leis da atracção...



...Parece que andam de mãos dadas, casamentos e conversas sobre casamentos.

Ando para fazer uma estatística mais cuidadosa, mas ainda não foi oportuno. Dos 4 casamentos a que fui nos últimos 3 meses, a conversa, acabou invariavelmente no tema do casamento, na disputa de quem será o próximo. Já assisti a apostas e tudo.
Juntamo-nos todos para celebrar a união de um casal de amigos e acabamos todos a falar na união de todos os outros. Chamo-lhe " a conversa do anel". Claro que este é o tema da conversa mas há sempre sub-temas, como o tipo de pedra e valor do dito anel, a forma como deve ser feito o pedido ou alguns termos de acordo para a futura união. Eu já achava que os casamentos dos amigos eram óptimos para a pressão da "conversa do anel" mas no último a que fui, houve mesmo quem fosse mais longe e aproveitasse o momento de comunhão para fazer o próprio pedido, com anel e tudo. Vêem? Leis da atracção: casamento atrai casamento. Por isso já sabem, se não estão para aí virados, o melhor mesmo é, da próxima vez, arrajarem uma desculpa qualquer.

Outubro....

Adoro as tarde de Domingo sem compromisso, não há melhor retemperador para a minha alma. Adoro as conversas de Domingo, quando nos juntamos numa qualquer esplanada ou café. Adoro-as porque são sem compromisso, porque não precisam de nos levar a lado nenhum. Tão bem melhor a conversa que não precisa de nos levar a lado nenhum.
Ainda para mais agora, no início do Outono, em que todos os lugares me parecem mais acolhedores e, consequentemente as conversas também.
-1 de Outubro, já estamos no mês 10.
- Já passou um ano, respondi.
Não sei ao certo em relação a quê que passou um ano, mas passou mais um. Entendo agora o que querem dizer quando dizem que o tempo passa a voar. E passa de facto, ainda mais quando estamos de bem com a vida.

O pecado da gula...

O saco de 15 kg com a ração da Eva, caiu durante a noite, despejando mais de metade do conteúdo num monte, que aos olhos do pobre bicho, deve ter parecido um oásis no meio do deserto. Comeu até eu dar por isso, deviam ser umas 10h00, altura em que já parecia que tinha uma bola de futebol dentro da barriga. Ainda bem que não é um peixinho dourado. De qualquer forma está a ser alimentada com uma dieta infalível: chá de camomila.