Wednesday, November 28, 2007

Leituras XXII: História do Rei Transparente...


...de Rosa Montero é um livro a não perder. Especialmente para quem, como eu, gosta desta escritora espanhola.
É uma história completamente diferente daquelas a que habitou os leitores com Histórias de Mulheres, O Coração do Tártaro ou a Louca da Casa.
Aqui seguem-se os passos de Leola, uma camponesa adolescente que num tumultuoso século XII se vê obrigada a vestir a pele de um corajoso guerreiro, Leo, para conseguir ser livre.
São personagens criadas pela imaginação desta escritora que nos surpreendem a cada página. O próprio cenário de guerra, rebelião, a necessidade de esconder a identidade, de calar os ideais. A história do rei transparente que não pode ser contada, a constante fuga e encontro com novos personagens.
Acho que este livro é uma insólita viagem à Idade Média vista de uma forma até então desconhecida. Li algures que era um romance "original e poderoso". Eu não diria melhor. Se não acreditam, leiam.

2 comments:

MEHC said...

Obrigada pela sugestão de leitura, Lenca. Ando muito atrasada nas leituras. Ando a ler muuuuuuuito devagar, para meu mal...
Ah, já deve ter reparado q ando com o nome ao contrário...mas sabe quem sou: a mesma de sempre...

lenca said...

Acho que são fases. Eu pelo menos passo por fases em que nem toco num livro para depois ler uns quantos de seguida. Para facilitar quem passa por aqui à procura de sugestões de leitura criei um "label" de "Livros" aqui no canto inferior direito ;)