Friday, May 16, 2008

A troca de valores

Já aqui postei uma passagem do Oceano Mar, do Alessandro Baricco, que fala sobre valores como a lealdade e a honestidade em contraponto com o desejo.
Ultimamente, por um ou outro motivo, tenho sido assombrada, sim, assombrada, por esta passagem que me relembra que de facto o bem que fazemos nem sempre nos é retribuído na mesma medida.
Achamos que sendo honestos, trabalhadores, correctos, seremos de alguma forma recompensados com a concretização de alguns dos nossos sonhos mas a verdade é que, como escreveu Baricco, para nos salvarmos temos que estar do lado dos desejos.
Não sei se o poder divino anda distraído mas começo a pensar seriamente em assinalar o ponto com GPS, sinais luminosos e marcadores afins para ver se ele me encontra.

6 comments:

Catarina Pereira said...

Ontem gritei "helloooo" na varanda da minha sala... hoje vou lançar fogo de artifício...

Rubi said...

E doloroso é mesmo verificar que as pessoas a quem mais damos não são as que retribuem. Muitas vezes não retribuem nunca...

centrípeta said...

Talvez já nos tenhamos cruzado, em vida. Talvez não, só em espaço digital.

Mas leio. Este canto. Sem saber bem por que o "reservei", assinalei, marquei. Leio-o.

Deixo as palavras sábias do nosso estimado Fernando Pessoa. Porque me inspiram. E porque, a frio...... creio que fazem realmente sentido.

"a vida não é boa nem má
tudo o que lhe dermos é o que ela dá"

:)

Bem haja, marina.

Cat Cortez said...

Eu acredito que mais cedo ou mais tarde, pelas leis da física, da atracção, acção e reacção, acabamos por ter o retorno daquilo que damos, e acaba por nos chegar o que merecemos. Pode é demorar... Não desistas!

lenca said...

Catch, se resultar, please let me know;

Rubi, é verdade isso que dizes, mas também é verdade que não devemos esperar retorno e dar de forma altruísta;

Marina, bem vinda ao Ler Devagar e obrigada pelo comentário. É bom encontrarmos semelhanças neste quase infinito mundo digital;

Cat, não desisto :-)

Joana Homem da Costa said...

Está demais! :)
É verdade, muitas vezes parece que o GPS do Universo anda um pouco avariado! :P