Tuesday, September 04, 2007

Leituras XXI: A Promessa do Livreiro....


... de John Dunning foi outra das minhas leitura de férias. Comprei-o a meio caminho a prever que um livro não seria suficiente. Lembro-me de ler a sinopse e pensar que era um risco grande, mas seduziu-me o tema ser o livro em si. Como o outro, um livro sobre um livro.

O livro varia entre o romance e o policial, com alguns laivos de história. Fala-nos do mundo dos livreiros (Alfarrabistas) e do que são capazes de fazer para conseguir um livro. Fala-nos também do poder dos livros e de como alguns guardam segredos inimagináveis.

Josephine Gallant, sabe que Cliff Janeway, amante de livros e investigador, acabou de adquirir em leilão a primeira edição, assinada, de uma obra do lendário explorador e aventureiro inglês Richard Burton, ele próprio um linguista e tradutor do século XIX. A partir daí inicia a sua derradeira viagem para provar que esse livro era inicialmente seu, e que é apenas um de uma colecção que lhe foi roubada. São livros que revelam que a viagem de Burton seguiu caminhos que até aos dias actuais se desconhecem e que envolvem muitos interesses.

No comments: