Monday, June 19, 2006

Paciência..

...tem limites e eu desde muito cedo soube quais eram os meus. Não sou, por natureza, uma pessoa com muita paciência por isso, dar explicações de inglês a uma criança - algo insolente - de 12 anos pode ser uma tarefa muito ingrata.
Gosto muito da palavra: insolente. Era o que o meu pai me dizia quando eu era mais nova. Bastava um Não sejas insolente para me reduzir à minha insignificância. Já tentei utilizar essa táctica com a criança de 12 anos mas a verdade é que não surtiu grandes efeitos. Não sei se por não saber o que significa ou se por ser, de facto, insolente.
Adiante que este não é um post terapêutico. No outro dia falava de adolescência mas a verdade é que esta infância tardia ou pré-adolescência pode ser também muito complicada. Ouvem-nos mas, mal viramos as costas, já nos estão a revirar os olhos e sabe-se lá mais que gestos fazem, num perfeito demonstrar de desdém para com a nossa, pensamos nós que certa, autoridade. Depois tentamos de tudo para (re) estabelecer essa dita autoridade, ordem ou lá o que seja desde que nos permita quebrar a barreira que, físicamente é quase imperceptível mas que, na verdade, está quase tão distante como a linha do horizonte.
Tentamos fazê-lo ora com falinhas mansas, ora com palavras mais duras. Por vezes, há que admiti-lo, tentamos fazê-lo recorrendo a uma boa palmada, a um forte puxão de orelhas ou a uns gritos esganiçados que quando nos chegam aos nossos próprios ouvidos nos fazem pensar Mas isto sou eu ??
É muito difícil, não há receitas exactas do tipo, Tempero Q.B. vai ao forno a 200º e serve quente, receitas dessas só mesmo com comida é que resultam e, mesmo assim é preciso ter olho e instinto. Quanto mais fará com crianças.
Deixam-se influenciar por tudo: séries de televisão, sites de internet, gangs de rua, de escola....tudo é passível de lhes servir de inspiração para uma qualquer acção, perfeitamente normal e aceitável aos seus olhos. O que será que acontece nesse espaço suspenso de acção? Entre o que eles vêem e o que nós vemos? Porque são visões tão diferentes que parece que são separadas por barreiras invisíveis de língua. Como se de um lado se falasse mandarim e de outro hebraico.
Vida difícil a nossa. E a deles também.
Mas sobretudo a minha que tenho que voltar à minha explicação.
Mas vou mais leve, quase como se ao escrever, se me aliviasse a alma...

3 comments:

Anonymous said...

Compreendo perfeitamente. Também tenho, de vez enquando, de tomar conta de uma criança com a mesma idade que me dá cá umas dorzitas...rs, mas a parte boa Lenca é mesmo a esponteinadade desses miúdos. Se estivermos num dia não têm saídas de nos deixar com a barriga a doer de tanto rir. XX CM

AA said...

o problema é quando se deixarem influenciar por blogues... aí está tudo perdido e só nos resta trancarmo-nos em casa temendo pelo nosso destino... >)

lenca said...

CM, claro que as crianças conseguem ser muito engraçadas. Quando querem :)!

aa,
Temendo e tremendo :-))