Tuesday, June 20, 2006

Relativizar?...

...para mim um pequeno momento de puro prazer pode ser o tédio de alguém. Para mim saciar a fome é comer com os olhos um prato elaborado ao ritmo de um bom chef enquanto que para um sem abrigo, matar a fome passa por ingerir qualquer coisa comestível independentemente do prazo de validade. Para mim, nostalgia passa pela solidão, para um idoso, só na sua casa, a solidão é o seu dia a dia. Para mim, o segredo de cura de uma neura passa por cometer uma extravagância que me faça sentir bonita para mim mesma, para um reformado a palavra neura nem existe nem tem preço.
Às vezes tenho a sensação de que passo mais de metade da minha vida a fugir da outra realidade, desse mundo paralelo ao meu onde os problemas não passam por adormecer com fome, nem por ter sequer um lugar para poder adormecer.
Mas quando me deparo com esse outro mundo custa encará-lo. E obrigo-me a pensar no que deve custar, por exemplo, para referir apenas um, viver uma vida inteira para depois passar os últimos anos da sua vida na rua - a depender das indiferentes moedas de quem tem tecto, comida quente na mesa e cujos problemas passam pela escolha da cor do carro e de onde hão de ir nas próximas férias - para depois, num Inverno mais rigoroso, morrer num canto, numa rua, sem que ninguém dê pela sua falta, sem que ninguém repare no seu corpo.

2 comments:

Arturo O.Bandini said...

Lendo sua mensagem fiquei pensando nas pessoas que ajudo, nas que poderia ajudar mais, nas diferenças tão difíceis de mensurar e que você coloca de modo tão simples e natural...

Mais um daqueles para ler e pensar.

lenca said...

Hás questões com as quais sempre é difícil de lidar. Esta é uma dessas para mim e até este post era também uma questão sobre a qual era difícil escrever. Acho que consegui escrever um bocadinho, digo "inho" porque é uma pequena parte do que que me assola o pensamento.

É a vida que dá que pensar...