Wednesday, July 19, 2006

Em dias de nostalgia...

Com tantos pedidos - 2- fica impossível não dar algumas sugestões de leitura para este Verão. Mas aviso já, a quem estiver disposto a aceitá-las ou a sequer ler este post, que não são as "leituras de férias" as que aqui vão ler. Gosto de histórias que me fiquem na memória, que me marquem e me ensinem de alguma forma, que me façam viajar no tempo e no espaço, e porque não, que me façam até, sentir fazer parte da narrativa.
Para dias de nostalgia. Sabem, aqueles em que nos movemos com calma, em que damos por nós a pensar na vida, em que sentimos um aperto no estomago sem bem saber porquê....aqueles dias em que preferimos a sombra ao sol, o vinho ao gin, a música jazz aos ritmos quentes do Verão.
Não te Movas, de Margaret Mazzantini.
Um livro que me impressionou muito. Uma história que entretanto passou para o grande ecrã sem grandes destaques. Não vi o filme, não posso fazer comparações mas o livro, sem dúvida imperdível. O sentimento de impotência de um pai, médico, que revive a sua vida enquanto a filha é operada depois de um grave acidente de mota.
" Sou o teu pai….mas sou um homem….E fui um homem lívido e bárbaro que violou uma mulher…uma menina apenas um pouco envelhecida…. Fi-lo porque a amei logo e não a queria amar….fi-lo para a matar e queria salvá-la… Ao esfregar os olhos para empurrar para trás aquela imagem de mim próprio….vejo um homem….um dorso de cio que se aproxima de ti… E agora agarro-o pela nuca e digo-lhe: cuidado contigo….essa aí é a Angela….o branco da minha vida…”
Esta expressão "o branco da tua vida", nunca mais a esqueci....Tão clara, tão incrivelmente incisiva sem precisar de usar as "palavras caras".
Os Sonhos de um Truficultor, de Gustaf Sobin.
O escritor francês, conta-nos a história de Phillipe que, depois da morte da sua jovem mulher, grávida daquele que seria o seu primeiro filho, consegue reviver a sua vida através dos sonhos que ocorrem quando come as trufas.
Mas as trufas, limitadas ao Inverno, acabam por resumir este homem à mais perfeita solidão durante todo o resto do ano, levando-o a isolar-se do mundo, das aulas que tanto gostava de dar, da vida que lhe corria nas veias.
"Sobe Phillipe, fazes-me falta..."
Em Nome da Terra, de Vergílio Ferreira.
Sem dúvida, um dos grandes romances portugueses. Que escrita, que capacidade de nos arrebatar, a nós, leitores.
“Querida. Veio-me hoje uma vontade enorme de te amar e então pensei: vou-te escrever. Mas não te quero amar no tempo em que te lembro. Quero-te amar antes , muito antes. É quando o que é grande acontece. O que é grande acontece no eterno e o amor é assim, devias saber. Ama-se como se tem uma iluminação.Ou como quando se dá uma conjugação de astros no infinito, deve vir nos livros…”
Quem Ama Não Dorme de Robert Schneider.
É uma história de acreditar, esta de Quem ama não dorme mas é também um história de desistir. Elias Adler nasceu diferente, com os olhos amarelos reluzentes que assustavam a população da aldeia que via nele um qualquer sinal maléfico. O Cenário, uma aldeia pobre nos Alpes austríacos. Os personagens: a população, mesquinha e casmurra que não acredita em nada que saia do previamente definido.
"Não havia como escapar…o destino de Elias estava traçado desde o momento em que os seus olhos amarelos viram o mundo…"
Um grande romance que se devora de uma só vez...

9 comments:

catarina said...

Já li o "não te movas" e "quem ama não dorme"... realmente imperdiveis... por essas e por outras é que continuo a seguir as dicas da lenca...

Anonymous said...

Bigada amigas :)

CM xx

Anonymous said...

Lenca sem querer ser chata, mas como o Blog ate se chama Ler Devagar, podias fazer umas sugestoes tipo quinzenais, ou mensais, de livrinhos a devorar :)


CM XX

lenca said...

CM,

Que tal começarmos por estas sugestões que já cá estão ;)?
Mas sim, prometo que volto a dar mais dicas em breve.
Aprés Paris... :) j´irais donner des suggestions pour les jours heureuse (perdoem-me o francês enferrujado e provavelmente cheio de erros!)

catarina said...

acho a sugestão optima!! sugestões periodicas... já sabem... se quiserem livros de psicologia, tb posso dar dicas! :)

catarina said...

lenca!! antes de ires para paris tens de dar mais sugestões!! duas das que deste já li!! (quais foram aquelas que me mandaste à dias por mensagem no telemóvel?)

catarina said...

outra proposta: todas as pessoas que frequentam o nosso blog podiam deixar uma dica de leitura... o livro preferido, etc... assim ficava realmente um blog mais a ver com o titulo dado... boa?
(tb podia ser filmes, não acham?)

Anonymous said...

Catarina e Lenca

Podem contar com as minhas sugestões. A colaboração tem de ter dois sentidos, neste caso três. Catarina não me vou esquecer dos livros de psicologia :)

CM XX

lenca said...

Mesmo mesmo antes de partir:
A aventura do cabeleireiro de senhoras de Eduardo Mendoza. Não se deixem influenciar pelo título que este livro, apesar de ser meio paródia meio sátira à sociedade espanhola é sobretudo mais um grande livro deste fantástico escritor espanhol.

Até para a semana!

Estou à espera de sugestões de psicologia da catarina e de outras dicas da CM!! E claro, de outros visitantes do Ler Devagar.
Vamos lá!