Tuesday, July 04, 2006

Viva Portugal!!

Roy Lichtenstein, Pour la France
Penso que amanhã os franceses virão "contra" nós artilhados com todas as suas armas. Espero que consigamos responder-lhes à altura, se não com uma vitória, pelo menos com um bom jogo e com o sentimento de orgulho por termos chegado tão longe e termos descoberto um patriotismo perdido lá por altura dos Descobrimentos e só agora encontrado qual Santo Graal Português.
Gosto de futebol, gosto de ver jogar e até gosto de dar a minha opinião mesmo apesar de reconhecer que muitas vezes (a maioria provavelmente) não sei bem do que estou a falar. Neste mundial, confesso que me tenho divertido muito com o que tenho lido por aí, nomeadamente na Blogosfera. Concluo que de facto, apesar de termos reencontrado o patriotismo, não conseguimos encontrar o mapa para este beco sem saída que é o labirinto do pessimismo.
Li no outro dia num blog a pergunta "Ganhar o campeonato do mundo faz bem a quê?". Fiquei perplexa. Mas é preciso explicar? Logo no mais básico: ganhamos alguma coisa o que é melhor do que não ganhar nada. Isto por si só, acho eu, que seria mais que suficiente. Mas há mais. Faria bem à auto-estima dos portugueses. Se o autor da questão fosse mulher saberia bem como as mais pequenas coisas, gestos, objectos, frases, podem aumentar consideravelmente uma auto-estima pelas ruas da amargura. Imagine-se o que não faria à auto-estima dos portugueses serem considerados os melhores do mundo em alguma coisa, mesmo que uma esmagadora maioria não enha contribuido em nada , não tenha levantado o rabo do sofá, nem tirado a mão da cerveja para ajudar nessa vitória. Mesmo assim, sentir-se-iam vencedores, triunfantes.
Patriotismo não é motor da economia? Pois não mas e depois? Lá por estarmos no fundo do poço não podemos apanhar com aquela réstea de sol no rosto que tão bem sabe? Temos um brasileiro a treinar a selecção. E depois? Mau seria se ele nos incitasse a espalhar bandeiras azul e amarelas por aí mas da última vez que olhei este país estava atafulhado de bandeiras verde e vermelhas. Verdade que é atafulhado. Rasa a piroseira. Mas e depois? Se é para ter algum defeito que seja este nosso meio forçado, meio piroso patriotismo.
E Viva Portugal!!

7 comments:

Anonymous said...

Muito bem Lenca. Assino por baixo. Quando à questão levantada no outro post, infelizmente o autor do mesmo borra-se com opiniões sem lógica nenhuma. Mas sim seria óptimo que este pequeno país, à beira-mar plantado, alcance uma vitória no mundial. O resto é canja :)

Magno Velloza said...

Oh Lenca, então achas que precisava de ser uma mulher para saber o que um gesto ou uma palavra de incentivo fazem à auto-estima de uma pessoa? Enfim, aceito as críticas, mas não me parece que tenhas ficado "preplexa".

lenca said...

Magno, só as mulheres sabem o que uma pequena coisa pode fazer à auto-estima, é inevitável, os homens não sabem bem. No entanto, como disse o anónimo, não é de todo uma crítica à tua pessoa mas a uma ideia expressa por ti, ideia da qual só tomei conhecimento porque habitualmente leio os textos...
O que vale é que torcemos todos pelo mesmo :-)

Magno Velloza said...

Apesar de tudo, logo à noite também vou vibrar com Portugal. É uma tendência gregária que não tenho como evitar.

Ana Téjo said...

Torcendo LOUCAMENTE aqui.
Aliás, o Brasil inteiro está de verde e vermelho. Se não pelos vínculos históricos, pela origem do técnico e pelo prazer da vingança.
Beijos,

catarina said...

Bem... escrevo depois da derrota dos portugueses... mas mesmo assim: Viva Portugal, pois chegámos até aqui!!

lenca said...

É isso mesmo catarina: Viva Portugal!!!Portugal, POrtugal!!