Friday, April 07, 2006

Já não se pode com III....

...Falsos moralistas.

Aqueles que acham que confrontados com uma determinada situação, reagiriam de determinada forma, mas perfeita, claro. Porque os falsos moralistas raríssimas vezes erram. Isto a propósito de uma situação caricata com que me deparei hoje a caminho de casa. Uma senhora ao volante, num carro alto, avançou quando saia do seu lugar de estacionamento e atropelou um cão. Ouviram-se os latidos de agonia, as pessoas na rua levaram as mãos à cabeça e a senhora ao volante, atrapalhada, tentou, tão rapidamente quanto o seu sangue frio lhe permitiu, fazer marcha atrás com o carro. Verdadeiramente aflita, sai do carro, ainda sem perceber que não tinha sido culpa sua, ainda sem saber como reagir, o que fazer, e vendo o cão levantar-se para voltar a deitar-se um pouco mais à frente na sombra e segurança do passeio. Mas pobre sonhora ao voltante que não teve tempo para se aperceber do que tinha feito e de como agir de seguida, pois em seu auxílio veio logo uma transeunte indignada a insultá-la de todas as formas que lhe ocorriam. A senhora ao volante ainda visivelmente abalada perguntava "mas onde está o bicho coitadinho?" ao que a transeunte indignada respondia em tom exaltado "Mas vai dizer o quê? Que não foi culpa sua??! Vocês aos volantes, são %$"#$%#" e o cão agora é que paga! Mas e agora, vai pedir desculpa ao cão, é, é, é??", enquanto gesticulava freneticamente o dedo indicador.
Não sei como se resolveu a situação. O transito não se compadece destes in/acidentes e lá continuei a marcha revendo e ensaiando os insultos que eu, no lugar da senhora ao volante teria proferido à transeunte indignada e assim fui até casa, ensaiando um diálogo e descarregando naquela figura da transeunte indignada tudo o que guardo contra esses falsos moralistas.
Quero acreditar que o cão sobreviveu ileso ou pelo menos com poucas sequelas do acidente. Ainda bem que não fala a língua dos Homens senão teria com certeza ficado mais indigando do que a transeunte indignada.

No comments: