Saturday, April 01, 2006

Leituras: A última lição

Acabei de ler um dos livros de Noelle Châtelet, penso que o único com tradução para o português, pelo menos que eu conheça.
É um livro surpreendentemente. No início é surpreendente porque desperta um sentimento de intriga, "mas que história absurda", mais para a frente, com o passar das páginas passa a ser surpreender pela tristeza que causa. É tão triste quanto real. Fez-me lembrar o "Em Nome da Terra", um dos livros que mais me marcou.
A última lição segue os passos de Mireille Jospin, que aos 92 anos, nem doente nem mentalmente diminuida decide pôr fim à vida, com data anunciada aos quatro filhos. O livro é o relato dessa decisão, um relato tão fluido tão forte que consegue pôr-nos, leitores, a criar imagens do que vamos lendo. As gavetas que arruma, as fotografias que vê, as recordações que lhe assolam a memória.
É uma comovente história de amor: de uma mãe com a sua filha (porque apesar de ter três filhos, a história é contada, na primeira pessoa, por uma das filhas), de uma mulher com a sua vida. É um hino à vida, na sua plenitude.

"É talvez no momento em que somos outra pessoa que acabamos por ser nós próprios."

Nota: Não sei se importará dizer, mas atrairá com certeza mais atenção para este livro, que esta mãe, Mireille Jospin, era a mãe do antigo Primeiro-ministro Francês, Lionel Jospin....

No comments: