Sunday, April 02, 2006

Músicas: Lisboa que adormece

Não tenho grande sensibilidade musical. Rarissimas vezes me recordo do nome das músicas ou dos cantores. Mais dificil ainda é dar um nome a um som: quem canta?... Mas gosto de ouvir música, gosto muito de escolher um som para um estado de espírito.
Uma das minhas mais recentes descobertas (para não lhe chamar vício...) é o album "Lisboa que adormece" de Paula Oliveira & Bernardo Moreira. São 11 músicas mais que conhecidas por nós todos, mas na voz de outros. Os sons também são muito diferentes, têm aquela melancolia suave do jazz. Não o puro mas um mais recente, mais doce como o iniciado com a corrente "Diana Krall".
Entre as 11 temos "E depois do Adeus", "No teu Poema", "Uma flor de verde Pinho" , "Invenção do Amor" ou a "Canção Triste" com letra de Ary dos Santos:

"Sou eu! sou eu!
Aquele que se ergueu
Para além das montanhas e do mar
E que às nuvens distantes foi buscar
A incógnita do sonho e da poesia.

Fui eu
Que me deixei pregar,
Numa cruz de mentira e de tristeza
E é a minha voz com que a noitinha reza
O De profundis do luar

Sou eu!sou eu!
Aquele que chorou
Numa amargura louca e indefinida.
O único que a morte não levou,
Depois de ter morrido para a vida."

Mas o conjunto, das letras&sons é mesmo o que mais vale a pena.

Experimentem, pode ser que depois de ouvir se deixem encantar como eu...

No comments: