Tuesday, May 09, 2006

Eu tentei...


...sério que sim, mas para bem da minha sanidade mental resolvi fazer uma pausa.

Ando há uns dias com aquela sensação de que estou a ser seguida por uma sombra, uma nuvem invisivel que me persegue e que por vezes me provoca alguns calafrios, num desconforto que nem sempre consigo identificar. Mas hoje (depois de ontem quase ter conseguido ganhar coragem para o fazer), olhei o inimigo de frente, ganhei coragem e enfrentei o meu pesadelo: tinha que preencher a minha declaração de IRS.
Vim para casa a horas decentes, não marquei programa para a noite de hoje e até pedi à minha mãe que me comprasse umas daquelas capinhas todas catitas para guardar documentos, envelopes e até cartõezinhos (A4, A5 e um outro tamanho que não soube identificar). Cheguei a casa e montei todo o meu aparato de novas tecnologias e papeis em cima da mesa tal era a motivação. Normalmente uso o sofá, onde costumo dedicar-me confortavelmente às minhas consultas e escritas mais leves. Mas entao ali estava eu, as 20h27 preparadissima para começar. Fui ao google, procurar o endereço electronico "finanças irs portugal" so me deu o resultado na segunda página de resultados, mas eu estava decidida e lá fui, ainda a cantarolar enquanto pensava "é hoje, seu IRS desgraçado. É hoje que te ponho para trás das costas"
20h37: "Pin incorrecto. Possui mais 2 tentativas."
20h38: "Pin incorrecto. Possui mais 1 tentativa."
20h39:"Pin incorrecto. Esgotou as tentativas."
20h42: " Vou mas é arrumar os recibos por data. Isso, arrumar os recibos por data e depois volto a tentar isto da password. Isso, isso."
20h55: "vou fazer download dos Anexos, A e B. Boa ideia, boa ideia. Anexos....anexos..."
Depois de encontrar os anexos, lê-los na diagonal, olhar para os meus recibos, ver não sei quantos IVA´s diferentes cheguei às 21h09 à conclusão de que PAGO eu PAGO mas tirem-me este fantasma do caminho!!
Eu só posso concluir que tenho sérias dificuldades e limitações. Isso ou as pessoas que me disseram que "é muito fácil" nunca preencheram uma declaração de IRS.

1 comment:

Anonymous said...

Não resisto a contar uma história que se passou no 12º ano. No 1º teste de geometria descritiva, dos 3 problemas lá colocados um colega respendeu:
a) tentei mas não consegui
b) tentei mas não consegui
C) também tentei mas não consegui

No final o professor (que tinha a alcunha de poeta respondeu:

Meu filho: CONTINUA A TENTAR!

P.S. não tem qualquer correlação com o episódio do IRS, mas na altura, teve muita graça!