Sunday, May 21, 2006

A propósito de...

...um jantar de aniversário de uns "velhos amigos" dei por mim a pensar na amizade. Mas não na amizade em geral, uma consideração que me levaria tanto tempo a "desconjunturar".
À medida que vamos passando pelo tempo, ou ele passando por nós, e começamos a fazer comentários como "não te via há quase 10 anos" ou "os teus filhos estão tão crescidos", é sinal de que temos que parar para admitir que muitas coisas nunca mais voltarão a ser as mesmas. Há amizades que duram uma vida, acredito piamente nisso e penso que algumas das que construi até agora vão acompanhar-me para sempre, mas outras há que pertencem a um determinado momento da vida e que depois passam deixando em nós uma memória como se ficassem presas no tempo. Durante muito tempo tive dificuldade em compreender estas "amizades flutuantes" estas pessoas que marcam épocas mas pelas quais quando passamos, tempos mais tarde, não temos nada a dizer. Que constrangedor teres à frente uma pessoa a quem já confessaste o mais íntimo de ti e, de repente, só lhe conseguires esboçar um sorriso acompanhado de "o tempo parece que aqueceu...". Durante muito tempo tive dificuldade me lidar com tudo isto, talvez por ter um comportamento...algo exigente na amizade.
É assustador olhar para um grupo de amigos que já foi o nosso e, passados 10 anos, os vermos iguais. No início julguei-os com frases feitas do tipo "o tempo passa e não evoluem" mas sinto que fui injusta e que os julguei de forma errada.
Consegui perceber isso quando achei que já não podia continuar a fugir mais. É preciso assumir que o tempo passa e que nem todos vamos ser melhores amigos até ao fim.
So what?....

1 comment:

Arturo O.Bandini said...

Considerações perfeitas!