Tuesday, May 30, 2006

Metro quê??



Estava eu a jantar o meu strogonoff com natas e cogumelos enquanto ouvia as notícias quando volto a ouvir a palavra da moda - metrosexual - enquadrada numa reportagem onde os protagonistas eram quatro rostos (masculinos...) conhecidos do panorama do entretenimento nacional.
Não me parece que haja uma inversão de papéis porque, da última vez que prestei atenção a isso, as mulheres não andavam a virar maxosexual. O que há é uma tendência da parte dos homens em aproximar-se do, até agora resguardado, universo feminino.
De acordo com a reportagem os homens gostam dos "nossos pequenos luxos", "os pequenos prazeres do feminino", referiam nos depoimentos. Suponho que não enquadravam nesses pequenos prazeres a depilação a cera (a grande notícia da reportagem dada com aquele tom de "homens animem-se" era mesmo a de um cera depilatória que vai ser lançada para os homens) que para nós, mulheres, é um dos maiores fardos de beleza que temos que carregar. Não me tenho como uma retrógrada mas confesso que me faz alguma confusão ter que disputar 1/2 hora de esteticista com um João, um António ou um Manuel que têm marcada uma sessão completa de Peito, Perna Inteira, Axilas e Braços (para enumerar só alguns). Daqui a pouco voltam as mulheres à gilette para os homens poderem retirar aqueles pelos inestéticos para depois então poderem exibir os corpos sem celulite nem estrias (a custo de muito ginásio, massagens e cremes) e usar à vontade a t-shirt de cavas, com a calça de cintura bem descaída e as sapatilhas da moda.
Casal maxosexual/metrosexual
"Querida, amor, passa-me a cera e o créme esfoliante por favor"
"Oh pa....pfffff....toma lá. Mas dás-me a gilette sim? E muda esse canal que já não se pode com essas séries lamechas!!"
No fim da reportagem o alento: "Mas os metrosexuais também gostam mais de ajudar nas tarefas domésticas e cozinhar"
E eu só fico com vontade de dizer, façam o que quiserem: depilem-se, cozinhem pratos elaborados com ingredientes daqueles com nomes impronunciáveis, usem o último creme da moda e paguem 200€ o boião, roubem as nossas esteticistas, acompanhem as tendências e os desfles de moda, leiam as nossas revistas e falem sobre moda...Tudo. MAS não toquem nos nossos saltos altos!!Isso nunca!

8 comments:

Anonymous said...

O blog é giro. Mas para quem estiver atento à sua evolução, e comentários, apercebe-se que é um blog pouco aberto ao mundo, o cheiro da superioridade intelectual, que "roça" o quase não és daqui, a ti não respondo, afasta visitantes. É, no entanto, opção das suas criadoras e se é esse o trajecto força. Mas é pena!!!

lenca said...

Confesso que quando li o comentário pensei logo: que cruel! Mas depois de reflectir um pouco percebo o ponto de vista. No entanto atribuo essa nossa falta de dinâmica não a essa "superioridade intelectual" mas à nossa falta de habilidade e recente entrada neste mundo dos blogs. "Será que devo responder, ou vai parecer que estou a pedir mais uma resposta a seguir? Se calhar era só uma observação". E também tenho que contar que à excepção de 3 ou 4 comentadores que de facto conhecemos os outros são verdadeiros desconhecidos do nosso mundo real mas agora muito próximos de nós neste mundo bloggeiro (gosto desta expressão faz-me sentir parte deste mundo).
De qualquer forma obrigada pela critica construtiva, chamou a atenção do Ler Devagar para uma questão importante, a da interactividade, que também é precisa.
Espero que continue a passar por cá!

Ana Téjo said...

Lenca, minha cara,
Acho que a palavra, sempre, é moderação. Nada de excessos, por favor. Creio que as mulheres, de maneira geral, gostarão de ter por perto homens bem cuidados, mas nada de tirar as sobrancelhas nem de pintar as unhas com esmalte incolor, pelamordedeus!

Sobre a interação com os comentários, confesso que também fiquei em dúvida no começo do meu blog, sem saber se respondia ou não. É uma questão muito pessoal, vai de cada um. Frequento blogs deliciosos que os editores comentam, outros que não comentam e outros que respondem a apenas alguns comentários.
Só digo uma coisa: se gosta, a gente volta, com interação ou não.
Beijos,
JU...

AA said...

Uma sugestão

catarina said...

hum... serviu a dica... como diz a lenca, penso que deve-se à falta de "experiência" e não a arrogância... mas, como tudo melhora com a experiência... obrigada pela dica!!

Joana Homem da Costa said...

Bem, existe sempre a hipótese de fazer melhor! Ai não é anónimo, tem nome e acesso ao seu blog escrito de maneira menos intelectual!
Discordo, blog espiritual e escrito por mulheres bem realizadas! Os elogios tb fazem bem, e são mesmo merecidos!

MEHC said...

Pouco aberto ao mundo?! Superioridade intelectual?! Afasta visitantes?
Estes anónimos realmente!
As criadoras reagiram de forma tão suave à crítica ,aceitando e quase pedindo desculpa pela sua pouca experiência que mostraram , como nos seus posts, muita maturidade e bom senso.Parabéns às duas!

Anonymous said...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»